terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos envolvem uma discussão profunda e dividida não só nos meios científicos como nos cidadãos comuns do mundo todo. Os transgênicos são, basicamente, organismos geneticamente modificados e frutos da biotecnologia. Por meio desta técnica, genes são retirados de uma espécie animal ou vegetal e inseridos em outras.

Quebra-se a cadeia de DNA em certos locais, onde são inseridos segmentos de outros organismos; em seguida, costura-se novamente a sequência restabelecendo uma cadeia modificada. Com esta técnica são criadas formas de animais e vegetais que jamais ocorreriam normalmente na natureza. Ela também pode gerar inúmeros problemas, pois o lugar onde o gene é inserido não pode ser controlado completamente e poderemos ter resultados inesperados.

Também não existem sistemas para avaliar os efeitos dos transgênicos nas próximas gerações e no meio ambiente e por esta razão é que muitos países não permitem que sejam produzidos ou comercializados em seus domínios. Alguns outros países, entre eles os Estados Unidos, Canadá, Argentina e o Brasil, continuam a aprovar o cultivo e distribuição destes alimentos, mas na maioria dos casos, essas decisões foram baseadas em laudos fornecidos pelas próprias empresas produtoras, o que é um absurdo.

Na Europa, onde existe um critério mais rigoroso, não só o plantio, mas também a comercialização, não são permitidas em muitas regiões, pois não se consegue assegurar padrões de segurança à saúde humana e o meio ambiente. Algumas empresas que comercializam transgênicos no Brasil são também produtoras de inseticidas, herbicidas, fungicidas e todos os tipos de venenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário