terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rogéria sem mágoas: “Meus tios me bolinavam sob meu consentimento” Leia mais


9h da manhã. Linha 472 Leme-Triagem. Ônibus relativamente cheio. Uma senhora de lenço no pescoço, óculos escuros e chapéu entra em uma das primeiras paradas. Ninguém a percebe entre tantos passageiros. Com os cabelos louros bem cuidados, mas tendo que ser ajeitados de vez em quando devido ao vento que vem da janela aberta, a senhora viaja por quarenta minutos sem receber qualquer olhar inquisidor. Ao descer do veículo, ela está satisfeita: cumpriu seu papel de mulher.
É graças aos meus santos protetores que hoje eu sou a Rogéria”
A passageira é Rogéria . Ou Astolfo Barroso Pinto. Ela explica o que fazia no tal ônibus. “Um certo dia pensei: ‘vamos deixar de ser sedentária? Vamos fazer um personagem’. Resolvi inventar que preciso ir ao dentista toda manhã. O ônibus Leme-Triagem virou meu palco. Me dei a Palma de Ouro, o Oscar de Melhor Atriz. Fiz isso durante um mês, entrando e saindo do ônibus sem chamar a atenção. Ninguém percebeu que não era mulher”, conta, realizada.
A situação mostra que Rogéria faz de palco qualquer lugar onde esteja. Para esta entrevista, ela recebeu a equipe do iG no camarim do Bar do Tom, onde está em cartaz com a peça “Homenagem a Trois”, ao lado de Chico Caruso e Miele . Ela gira na cadeira em frente a uma penteadeira, se levanta, faz alongamento e alguns passos de balé, muda a entonação de voz de acordo com suas lembranças como se dissesse um texto cênico.
Talvez porque sua vida se misture ao que aprontou sobre os palcos. Começou maquiadora, cuidando de estrelas como Fernanda Montenegro , Ítalo Rossi, Fernando Torres, Sergio Britto, Elizeth Cardoso. Foi atração principal do teatro Carlos Gomes, do Rio, no auge do Teatro de Revista, no fim dos anos 60. Na Europa, circulou por Espanha, Inglaterra e França, onde atuou nos mais animados cabarés parisienses. Neste bate-papo, Rogéria conta por que não é, aos 69 anos, mais uma passageira comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário